GLOSSÁRIO

A

Absorção: Capacidade de uma superfície em absorver determinado produto.

Acabamento: Última camada de tinta ou verniz aplicada num trabalho.

Acabamento Acetinado: Acabamento final com ligeiro nível de brilho (meio brilho).

Acabamento Aveludado: Acabamento final liso com leve brilho e aspecto final de veludo.

Acabamento Mate: Acabamento final sem nenhum brilho.

Acelerador: Componente que activa a cura ou endurecimento de alguns revestimentos. Sinónimo de endurecedor ou catalizador.

Aderência: Capacidade de uma tinta ou verniz em se unir fortemente à superfície sobre a qual è aplicada.

Aditivo: Substância normalmente adicionada, em pequena percentagem, à tinta ou verniz, com o fim de melhorar determinadas características.

Aglutinante: Capacidade de ligar e fixar as partículas soltas em suportes farinados, como blocos de granito.

Algicida: Produto que destroi algas e liquenes.

Alvenaria: Construção feita com cimento, argamassa, pedras, tijolos ou estuque.

Amarelecimento: Alteração da cor inicial de uma tinta, normalmente por efeito da oxidação ou enraçamento dos óleos que formam parte da resina ligante da tinta.

Anti-sujidade: Evita a deposição de sujidade no suporte.

Aplicabilidade: É a maior ou menor facilidade de aplicação à trincha, de uma tinta. Depende fundamentalmente da resina ou ligante empregue na sua composição e quantidade de solvente que contém.

Aquosa: Tinta feita à base de água.

Areada: Tinta com areia na sua composição.

Areado: Suporte de aspecto rugoso.

Argamassa: Mistura feita com cal, areia e água, utilizada no assentamento de alvenaria, tijolos, ladrilhos e no revestimento de paredes.

Ascensão capilar: Ascensão de áqgua pelas paredes, provocada pela atracção de água em contacto com os materiais porosos.

Aspecto: Aparência final de uma camada de tinta depois de sêca.

Aspecto Mate: Aparência final com grau de brilho muito baixo, originando pouca reflexão de luz.

Aspecto Mineral: Aspecto mate intenso, semelhante ao das paredes caiadas.

B

Baba de Caracol: Manchas brilhantes que surgem à superfície de uma pintura, causadas pelo contacto prolongado de água com a pintura.

Baixos Relevos: São o resultado de descasques localizados de tinta solta e que deverão sêr reparados com massa própria, antes da repintura das superfícies.

Betumes: Produtos muito espessos que se aplicam normalmente à espátula depois do primário e devem conduzir a películas relativamente elásticas e aderentes.

Bolor: Grupos de seres vivos vegetais que desenvolvem em condições favoráqveis, tais como lcais húmidos, quentes ou mal ventilados.Podem também ser chamados de fungos.

Brilho: Aspecto visual de uma superfície reflectida pela luz que recebe.

Brilho de uma Película: Capacidade de uma película de tinta ou verniz reflectir mais ou menos perfeitamente os raios luminosos que sobre ela incidem.

C

Carga: Substância inorgânica na forma de partículas mais ou menos finas, utilizada na composição das tintas, com o fim de lhes conferir determinadas propriedades.

Calcinação: Deterioração da superfície de uma tinta em exteriores por acção das intempéries, resultando numa superfície desbotada e coberta de um pó esbranquiçado, consequência da degradação do ligante que forma a tinta aplicada. Deve ser removida antes de repintar.

Camadas de fundo: Demãos de tinta aplicadas directamente na superfície nua do substrato, para facilitar a aderência ou protecção anticorrosiva (primários ou aparelhos), ou para uniformizar a sua porosidade e absorção (selantes e tapa-poros).

Capilaridade: Fenómeno que promove a infiltração de água nas paredes através do solo.

Carbonatação do Betão: Degradação do betão por contacto com meios ácidos, como as chuvas ácidas. Esta degradação pode expor o ferro existente no interior do betão aos agentes atmosféricos, causando a sua corrosão.

Cargas: São produtos em pó, normalmente rochas naturais moídas, que dão corpo às tintas, transmitindo-lhes determinadas características.

Cetonas: São produtos químicos de grande poder solvente. São normalmente inflamáveis e de natureza tóxica.

Coalescência: Chama-se coalescência ao processo de secagem de uma tinta ou produto à base de dispersão aquosa ou formação de película. Designam-se de coalescentes a certos produtos químicos que favorecem este processo de secagem.

Cobertura: Propriedade que uma tinta tem de cobrir a camada anterior. Tintas com boa cobertura necessitam de menos demãos.

Compatibilidade: Capacidade de uma tinta ou verniz para ser aplicada sem que se verifique quaisquer alterações incovenientes entre eles e a base de aplicação.

Compatibilidade de produtos: Capacidade de um produto para se misturar com outro sem causar precipitação, coagulação, espessamento, etc, da mistura resultante.

Condensação: Fenómeno que se produz quando o ar quente saturado de humidade entra em contacto com o suporte frio. Como consequência, podem formar-se bolores nos ângulos das paredes com os tectos.

Consistência: Viscosidade de uma tinta quando submetida a solicitações mecânicas exteriores.

Contaminação Biológica: Presença de agentes biológicos numa tinta, nomeadamente bactérias (na tinta líquida) ou fungos (num filme de tinta seca).

Corantes: Servem para dar cor às tintas e vernizes. Podem ser líquidas ou em pó.

Cores Primárias: No espectro solar existem três cores chamadas Primárias ou Puras: O amarelo, o vermelho e o azul. São assim chamadas porque não é possível obtê-las através da mistura de outras cores. Essas três cores misturadas entre si, com branco ou preto, constituem a base de todas as outras cores.

Cores Secundárias: São as cores obtidas com a mistura das cores primárias. Exemplos: Amarelo + Azul = Verde, Azul + Vermelho = Violeta, Vermelho + Amarelo = Laranja.

Cores Intermédias: São as cores obtidas através da mistura das cores primárias com as cores secundárias. Exemplos: Azul + Verde = Azul Esverdeado, Vermelho + Laranja = Vermelho Alaranjado,Amarelo + Verde = Amarelo Esverdeado.

Cores Quentes: São as cores que transmitem a sensação de calor e vão do Amarelo ao Vermelho.

Cores Intensas: A intensidade de uma cor está relacionada com o aspecto brilhante. Uma cor intensa tem o aspecto forte e saturada.

Cores em Tons Pastel: Cores menos intensas pela adição da cor branco.

Cores Escuras ou Apagadas: São cores com a adição de preto ou cinza na sua composição.

Cores Neutras: São cores com cargas neutras ou seja, que pouco refletem a luz. Estão compreendidas entre o branco e o marrom, passando pelo creme, beje,beje queimado,etc.

Cor Branco: De facto o branco não é uma cor mas sim a ausência total dela. É a luz pura.

Cor Preto: Assim como o branco, também o preto não é uma cor mas sim a ausência total de luz.

Corrosão: Reacção existente entre o oxigénio no ar, a humidade e o metal. Quando essa reacção ocorre com o ferro, aparece a ferrugem.

COV (Compostos Orgânicos Voláteis): São substâncias nocivas que se espalham no ambiente. As tintas aquosas emitem menos COV do que as tintas de base solvente.

Crateras: Pequenos vestígios circulares que se formam à superfície dos esmaltes quando se aplicam sobre superfícies contaminadas com gorduras ou silicones.

Cumeeira: A parte mais elevada de uma cobertura. A telha ou equivalente que cola a junta do encontro de duas águas de um telhado sobre a fileira. Linha de separação das águas de coberturas de telhados.

D

Danos Fotoquímicos: Degradação de uma tinta ou verniz pela acção dos raios ultravioletas, que quebram as ligações químicas de uma película de tinta ou verniz, danificando-a.

Decapantes para tintas: Produtos químicos utilizados para remover uma camada de tinta ou verniz sêca, aplicada sobre madeira ou metal.

Demão: Termo utilizado para defenir o número de camadas de tinta aplicadas numa pintura.

Densidade: Número que expressa o peso de determinada tinta em relação à água, termo de comparação sempre defenido como de densidade: 1.

Descoloração: Perda da cor original de uma tinta, normalmente por acção dos raios solares.

Destacamento da película: Separação da película de tinta ou verniz, da superfície pintada. As principais causas são a perda de aderência do produto ou a falta de permeabilidade ao vapor de água.

Diluente: Líquido volátil, parcial ou totalmente miscível com o veículo. Adiciona-se à tinta ou verniz durante o processo de fabricação, ou no momento de aplicação, para obtenção das características de aplicação requeridas.

Diluição: Tornar a tinta mais líquida, usando o diluente apropriado.

Durabilidade: Resistência da tinta à acção do Sol, Chuva e Agentes Químicos.

Dureza: Resistência de uma película de tinta ao ser riscada ou confrontada com um elemento mecânico mais duro do que ela. O ensaio de dureza deve ser feito aplicando a tinta sobre um vidro plano ou uma chapa metálica.

E

Eflorescência: É o resultado do fenómeno de formação do salitre. Manifesta-se por um depósito geralmente branco e poroso que se forma sobre uma superfície exposta, causado pela evaporação da água que transporta os sais solúveis do interior dos materiais para a superfície.

Elastecidade: É a capacidade de estiramento e recuperação de uma película de tinta quando submetida à acção de forças longitudinais, acompanhando os movimentos de contracção e dilatação dos materiais sobre os quais é aplicada.

Emassado: Aplicação de tinta misturada com betume ou massa de reparação.

Empolamento: Aparecimento de bolhas ou bolsas de água no seio da pintura. Ocorrem quando a permeabilidade ao vapor de água no revestimento exterior è baixo e existe àgua em excesso no interior da parede. É um fenómeno mais recorrente em tintas de membrana elástica.

Emulsão: Suspensão de partículas de um líquido no seio de outro líquido, sem haver dissolução.

Enrrugados: Efeitos na tinta aplicada, motivados pela aplicação da mesma a pleno Sol ou em ambientes muito quentes, por nâo respeitar o intervalo de tempo recomendado entre demãos de tinta, pelo uso de solventes inadequados que possam atacar as camadas de tinta anteriores ou ainda por pintar sobre tinta de muito baixa qualidade ou incompactível.

Esfregaço: Demão de tinta muito diluída, normalmente como 1.ª demão.

Esmalte: Basicamente a tinta de esmalte é um verniz colorido por óxidos metálicos. É uma tinta de acabamento liso para madeiras e metais, de aspecto normalmente brilhante.

Esmaltes Acrílicos: São tintas que levam como solvente fundamental a água.

Esmaltes Sintéticos: São tintas à base de resinas alquídicas, com uma grande dureza, excelente brilho e aderência, e que utilizam como solventes a aguarrás, petróleo ou diluentes.

Esmaltes, Lacas e Vernizes de Poliuretano: Dentro desta classe de produtos encontram-se os de um só componente e os de dois componentes: Nos primeiros já levam os compostos químicos necessários para que ocorra a reacção internamente ao contacto com a humidade do ar. Os de dois componentes consistem num componente A à base de uma resina de poliéster ou acrílica que, misturada no momento do seu uso com o componente B, o endurecedor ou catalizador, provoca a reacção necessária à respectiva secagem.

Espectrofotômetro: Aparelho que lê e descodifica a côr de uma amostra de tinta.

Espessante: Activo utilizado na composição de uma tinta para a deixar com a viscosidade adequada.

Espessura Húmida: Medida da camada resultante, imediatamente após a aplicação de uma demão de tinta ou verniz.

Espessura sêca: Medida da camada ou película de tinta ou vernizaplicada, depois de bem seca e dura. A unidade de medida utilizada é o "micron".

Estabilidade: Capacidade de uma tinta ou verniz de se manter uniforme na sua aparência e desempenho.

Estuque: Argamassa feita com gesso.

Extensibilidade: Auto-nivelação. É a capacidade de uma tinta ou verniz eliminar as cristas ou sulcos dos pelos de uma trincha ou pincel, os bicos que deixa um rolo de pintura ou as gotas de uma pistola de pintura, de se suavizarem até desaparecer se possível.

F

Fachada: Parede exterior de um edifício.

Falta de Aderência ou Desprendimento: Descolagem da camada de tinta aplicada devido à má preparação do suporte.

Farinação: Destruição da película de tinta que origina a formação de pó.

Fenda: Fissura superior a 2 mm e que requer trabalhos de alvenaria no suporte.

Ferrugem: Óxido de ferro que aparece em substratos ferrosos e que vai corroendo estes.

Filme de Tinta: Película formada após a secagem da tinta.

Fissura: Abertura do suporte mais ou menos regular com largura entre 0,2 e 2 mm.

Flexibilidade: Capacidade de uma película de tinta para se deformar segundo a movimentação do substrato sobre o qualo foi aplicada.

Fungicida: Produto que destrói os fungos e bolores, impedindo o seu desenvolvimento e descontaminando o suporte.

Fungo: Planta talófita que aparece nas paredes devido à humidade.

G

Galvanizado: Peça metálica que recebeu um tratamento à base de zinco ou outro metal, que a tornou resistente à corrosão.

Gizamento: O mesmo que farinação.

Gotejamento: Desperdício de tinta na forma de gotas, provocado por à trincha: pincel com excesso de tinta, a rolo: tinta excessivamente diluída ou rolo com excesso de tinta ou ainda por utilizar um rolo inadequado, como por exemplo utilizar um rolo com pêlo demasiado longo.

H

Hidrofílico: Produto capaz de misturar-se com a água ou se dissolver nela.

Hidrofugar: Aplicação de um produto capaz de repelir a água.

Hidrofugante: Ou Hidrófugo - produto impermeabilizante que impede a penetração da água nos materiais, rejeitando-a, ao mesmo tempo que os preserva contra os efeitos da humidade.

Hidrorepelente: Produto que repele a água e não a deixa penetrar no substrato.

Homogeneizar: Misturar bem de forma a obter as mesmas características em todo o produto. Normalmente é necessário homogeneizar bem as embalagens com tinta após algum tempo de repouso das mesmas.

Humidade: Impregnação de água ou vapores aquosos.

I

Ignífuga: Tinta que pela sua composição especial, não arde nem propaga a chama sob a influência ou o efeito do calor de um incêndio ou fogo.

Impermeabilidade à Água: É a propriedade de uma película de tinta seca de não deixar passar através dela a água líquida, por exemplo a água da chuva.

Impermeabilização: Conjunto de acções que impedem a infiltração de água na estrutura construída.

Impermeabilizantes: Produtos que não se deixam atravessar por fluidos, normalmente água. Aplicam-se normalmente em terraços ou fachadas quando se pretende um isolamento contra a penetração da água.

Impregnação: Efeito de enchimento, embeber.

Imputrescível: Capacidade de um produto não apodrecer.

Indentação: Aparição mais ou menos imediata de zonas de cor diferente ao do acabamento, provocado por corantes ou outras substâncias procedentes da superfície de fundo, e que se dissolvem no solvente da pintura aplicada e afloram à superfície.

Infiltração: Movimento da água para o interior dos suportes, provocado por descontinuidades das superfícies, ascensão capilar ou porosidade dos materiais.

J

Junta: Intervalo ou espaço entre dois materiais de construção que se encontram (por exemplo: intervalo entre dois azuleijos).

L

Lacado ou Laqueado: Tipo de acabamento que se caracteriza pela especial polidez e perfeição da superfície final, e que se pode obter com diversos tipos de esmaltes ou tintas de acabamento, e com diversos graus de brilho.

Lacas: Produtos que ao serem aplicados geralmente à pistola, deixam películas extremamente limpas.

Lavabilidade: Capacidade de uma tinta de resistir à limpeza com agentes químicos de uso doméstico.

Ligante: Componente da tinta responsável pela formação de película. Normalmente designa-se como resina.

Lixas: São produtos abrasivos utilizados normalmente para corrigir imperfeições nas superfícies a pintar. São encontradas normalmente em folhas com numeração (ou grão), que indica o poder de abrasão. As de menor numeração são mais grossas e geralmente utilizadas no início dos trabalhos, tanto para desgastar como para retirar camadas velhas de tinta ou verniz. As de numeração maior são mais finas e utilizadas para trabalhos de acabamento final. Existem ainda categorias distintas de lixas quanto à sua utilização, nomeadamente lixas para madeira, lixas para ferro e lixas d´´agua usadas com água ou outros solventes líquidos que vão lavando as impurezas retiradas pela lixa.

M

Mate: Aspecto de uma pintura sem brilho.

Matéria fixa: É a parte de uma tinta que não se evapora, que fica fixada à superfície. Chama-se também "Matéria não Volátil" ou "Sólidos de uma Tinta", e de forma abreviada M.N.V.

Massa Volúmica: Quociente da sua massa pelo seu volume, determinado em condições específicas.

Matizar: É a acção de diminuir o brilho inicialmente alto de uma pintura ou acabamento, isto é, fazer variar o seu brilho para o aspecto mate.

Meio brilho: Aspecto da pintura entre o brilhante e o mate.

Membrana elástica: Tinta com a característica de ser elástica (flexível) e impermeabilizante, normalmente aplicada em exteriores e repinturas.

Metalizado: Aspecto típico de tinta com mistura de pigmentos pouco cobertos com pó de alumínio muito fino. O exemplo mais conhecido deste efeito é o dos acabamentos na pintura automóvel.

Micro fissura: Descontinuidade do suporte com menos de 0,2 mm.

Micro poroso: Referente a um revestimento que se opõe à passagem de água líquida, mas que permite a passagem de vapor de água.

N

O

Óleo de Linhaça: Óleo vegetal, extraído da semente de Linho, usado na fabricação de tintas. O Óleo de Linhaça proporciona o brilho, a durabilidade e poder de secagem às tintas. Quando misturado às tintas prontas, confere maior transparência às mesmas.

Óleo secativo: Óleo gordo de origem animal ou vegetal que tem a propriedade de formar, em contacto com o ar, uma película contínua, aderente e elástica, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície.

Opacidade: Aptidão de uma tinta para encobrir após secagem, a cor ou diferenças de cor da base de aplicação.

Oxidação: Reacção química ao oxigénio. Por exemplo, o enferrujamento de ferro ou aço.

P

Parede enterrada: Parede na qual uma das faces está em contacto parcial ou total com a terra.

Patologias: Defeitos que ocorrem nas pinturas, novas ou velhas, por acção dos agentes atmosféricos, erros de aplicação / construção ou inadequação dos materiais aplicados.

Pele: É a formação na superfície da tinta líquida contida num recipiente, de uma película consistente, seca ou semiseca. É um defeito de estabilidade, que pode produzir-se com o tempo nas tintas ou esmaltes baseados em resinas alquídicas que secam por oxidação em contacto com o ar, quando o vasilhame não está bem fechado. Por baixo desta pele a tinta conserva praticamente todas as suas propriedades, pelo que é suficiente retirá-la com cuidado e agitar bem a tinta para que esta recupere o estado inicial.

Pele de laranja: Aspecto típico de relevo que mostra a tinta aplicada à pistola mas que não se estendeu ou nivelou bem, seja por uma evaporação rápida dos solventes, seja por uma aplicação à pistola com demasiado ar ou demasiada distância da pulverização, ou ainda pela própria composição da pintura. Normalmente só acontece em pinturas aplicadas à pistola.

Pendurado ou Dependurado: Deslizamento ou escorrimento de tinta líquida ao longo de uma superfície vertical, por efeito da gravidade, tinta mal espalhada ou excesso de tinta aplicada, pelo que a própria tinta não tem força suficiente de aderência e coesão.

Peso Específico: É o peso de um litro de tinta. Um litro de água pesa um kilo e toma-se como referência para expressar a densidade de um produto. O valor que expressa o Peso Específico é o mesmo que expressa a Densidade.

PH: Conceito químico utilizado universalmente para medir o grau de alcalinidade ou acidez de um líquido.

Pigmento: Substância geralmente sólida, usada na preparação de tintas, com o fim de lhes conferir opacidade e cor, ou certas características especiais.

Pigmentos Inorgânicos: Classe de pigmentos que apresentam uma predominância de elementos metálicos na sua composição.

Pigmentos Orgânicos: Classe de pigmentos que apresentam uma predominância de carbono na sua composição.

Pincel: Utensílio constituído por um conjunto de pêlos ou fibras, fixados na extremidade de um cabo e que se usa para aplicação de tintas, vernizes, colas, etc.

Poder de Cobertura: É a capacidade que as tintas têm de ocultar a cor das superfícies onde sâo aplicadas. Esta propriedade de cobrir e ocultar a cor de fundo depende do tipo de pigmento que leva e da percentagem que contém na sua composição. Dependerá tambem da aplicação mais ou menos uniforme da tinta e da expessura da película aplicada.

Poder Corante: É a maior ou menor capacidade de coloração de um pigmento, de uma tinta ou de um corante concentrado, quando se mistura com um branco ou com outra tinta qualquer.

Poder de Enchimento: É a capacidade que têm as tintas para encher os buracos ocos, poros, pequenas fissuras e imperfeições dos materiais.

Poroso: Substrato que possui poros.

Primários: São produtos que devem possuir boa aderência à superfície que se quer proteger, originar uma boa base de aderência para as tintas subsequentes e capacidade para impedir o desenvolvimento da corrosão a partir de defeitos existentes na superfície.

Pulverização: Aplicação de uma camada fina de tinta ou verniz através de um equipamento de pintura com pressão de ar, por exemplo: Pistola de pintura.

Q

R

Reboco ou Revestimento: Produtos de consistência espessa, que se aplicam com muita espessura. Os rebocos costumam aplicar-se com diferentes procedimentos para obter acabamentos texturados com diferentes relevos, seja com tacto fino em interiores, seja com aspecto granulado e áspero em exteriores.

Removedor: Produto geralmente líquido para tirar manchas do soalho, de roupas, etc., ou remover verniz, esmalte ou tinta de uma superfície.

Rendimento: É a área da superfície ou quantidade de metros quadrados sobre a qual se estendeu um litro ou quilo de tinta ao aplicá-la, independentemente de se cobrir totalmente ou não o fundo sobre qual é aplicada. Depende fundamentalmente da estrutura interna da tinta, do tipo e quantidade de solvente que comporta, da absorção do material sobre qual é aplicada, etc.

Resina artificial: Produto de elevada massa molecular proveniente da modificação química de óleos gordos, de resinas naturais ou de misturas destes produtos, utilizada na composição das tintas.

Resina natural: Produto termoplástico de origem vegetal ou animal, insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos, de natureza química variada, utilizada na composição de tintas.

Resina sintética: Polímetro de alta massa molecular resultante de uma ou mais substâncias, utilizada na composição das tintas.

Resistência à Abrasão: É a resistência que opõe uma película seca de tinta a ser desgastada ou destruída pelo roçamento ou esfrega de um agente externo mecânico, como o produzido pelo tráfico de veículos ou pessoas, o deslizamento contínuo de objectos, a acção do vento com pó ou areia em suspenção, etc.

Resistência à Esfrega Húmida: É a resistência ao desgaste que tem uma pintura quando se esfrega com uma escova humedecida com água. Costuma empregar-se quando se quer expressar a qualidade e duração de pinturas plásticas e é um índice da sua lavabilidade.

Repelentes de Água: São acabamentos incolores para exteriores especialmente formulados para fazer com que a água forme gotículas sobre a superfície, reduzindo a sua penetração no substrato.

Repintura: Intervalo de tempo compreendido entre a aplicação de duas demãos de tinta ou verniz, tendo em consideração que a superfície a pintar já se encontra em condições de receber satisfatóriamente uma nova película de tinta ou verniz.

Resina: Produto natural ou sintético utilizado como ligante numa tinta ou selante.

Retoque: Aplicação de uma pequena camada de tinta com o propósito de emendar um defeito.

Rolo Anti-gota:  Rolo normalmente utilizado para aplicação de tintas plásticas.

Rolo de Pêlo-Curto: Rolo normalmente utilizado para aplicação de esmaltes e vernizes.

Rolo Decorativo: Rolo normalmente utilizado para aplicação de massas de Carapas.

Rolo Rugo: Rolo normalmente utilizado para aplicação de tinta texturada.

Revestimento foto-reticulável: Membrana que possui elasticidade e flexibilidade elevadas e duradouras, mesmo a temperaturas negativas.

S

Salitre: Sal prejudicial às alvenarias e seus revestimentos, quando se infiltra numa parede através de águas de infiltração.

Saponificação: Acção produzida pelos materiais alcalinos. Os produtos alcalinos reagem quimicamente com as tintas à base de óleo ou sintéticas, destruindo-as com rapidez.

Saturação: Diz-se de um corpo que se encontra repleto de água, que não absorve mais. Ambiente que atingiu o mais alto grau de humidade.

Secagem: Processo de endurecimento de uma película de tinta ou verniz, através de predominância de um dos seguintes mecanismos: Evaporação dos solventes e diluentes, Polimerização auto oxidativa ou reacções de polimerização.

Secagem ao tacto: Tempo ao fim do qual a tinta já não fica marcada com o toque ligeiro. O mesmo que secagem superficial.

Secagem para repintura: Tempo ao fim do qual é recomendado aplicar outra demão de pintura.

Sedimento: É a formação de depósitos de pigmentos e cargas no fundo do vasilhame de tinta após algum tempo de armazenamento e devido ao efeito da gravidade.

Selante: Primário que isola totalmente as características do substrato, impedindo que estas entrem em contacto com a tinta de acabamento e a prejudiquem.

Solvente (Dissolvente): Líquido volátil, nas condições normais de secagem da tinta aplicada, capaz de dissolver o veículo fixo.

Subcapas: São produtos incorporados nos esquemas de pintura para proporcionarem uma boa ligação entre o primário e a tinta de acabamento, e uma protecção eficiente contra a acção de produtos químicos.

Substrato: Suporte ou superfície a pintar.

Suporte: Superfície onde vão ser aplicados os materiais.

T

Teor Sólido: Matéria que fica no substrato após a secagem e evaporação da parte líquida de uma tinta.

Tinta: Composição pigmentada líquida ou  pastosa que, quando aplicada em camada fina sobre uma superfície, é convertível ao fim de algum tempo numa película sólida.

Tintas à Base de Cal: São tintas de água cujo aglutinante e pigmento branco é o Hidróxido de Cálcio ou Cal Apagada. Não tapam a cor de fundo enquanto húmidas mas fazem-no depois de secas.

Tintas à Base de Óleo: São tintas cujo ligante está formado só para óleos secantes como por exemplo o de linhaça, utilizados no seu estado natural ou submetidos a algum tratamento para se obter mais corpo ou brilho. Vêm dissolvidas em solventes. Normalmente são compostas com todo o tipo de pigmentos e uma verdadeira quantidade de cargas. Secam por acção do oxigénio do ar, depois da evaporação dos solventes que transportam.

Tintas à Base de Silicatos: São tintas cujo ligante é constituído por uma solução aquosa de Silicato de Potassio. O seu diluente é a água.

Tintas Epoxi: São tintas que se apresentam em duas embalagens distintas, a Resina Epoxi e o Endurecedor ou Catalizador. Secam por reacção química, depois de evaporar o solvente, pelo que é importante fazer a mistura correctamente. Têm uma grande resistência ao atrito e excelente aderência sobre o cimento, bem como resistência à intempérie. Devido à grande resistência ao desgaste, são recomendadas para a pintura de pavimentos em garagens, estacionamentos, pisos industriais, etc.

Tintas ou Esmaltes Oleosos: São tintas formadas por óleos secantes misturados com resinas duras, naturais ou sintéticas. Diferenciam-se dos esmaltes sintéticos própriamente ditos, em que os gordurosos são uma simples mistura de óleo e resina, enquanto os sintéticos estão baseados numa reacção química entre os óleos e as resinas.

Tintas Plásticas: Normalmente sâo tintas para paredes e tectos, interiores ou exteriores, mate, acetinada ou semibrilhante, baseadas em polímetros em dispersão aquosa.

Tintas e vernizes de acabamento: São produtos que conferem ao revestimento a sua cor final, o brilho e outras caracterìsticas especiais.

Transitável: Membrana resistente ao tráfego pedestre leve.

Trincha: Espécie de pincel largo.

U

Unidades de Cor: São as unidades que medem numericamente a diferença percebida entre duas cores. As unidades NBS são as mais utilizadas, ainda que também se usem as unidades "MacAdam". O seu cálculo é singelo se se dispor de um espectrofotocolorímetro.

V

Veículo: São diferentes tipos de resinas (naturais, sintéticas, emulsões, etc.,) que combinadas produzem tintas com propriedades físicas e químicas diversas. Formam a película protectora na qual se converte a tinta depois de seca, sendo os responsáveis pelo tempo de secagem, aderência, retenção de cor e brilho, resistência às intempéries, etc.

Veículo fixo (Ligante, Aglutinante): Componente da tinta ou verniz, responsável pela formação da película sólida.

Veículo volátil: Componente da tinta ou verniz que se evapora durante o processo de secagem.

Verniz: Composição não pigmentada, líquida, pastosa ou sólida. Quando aplicada em camada fina sobre uma superfície no estado em que é fornecida ou após diluição, é convertível ao fim de algum tempo, numa película sólida, contínua, transparente ou translúcida e mais ou menos dura.

Vida da Mistura: É o período de tempo durante o qual a mistura de uma tinta de dois componentes, mantém à temperatura ambiente, todas as suas propriedades,possibilitando sem problemas a correcta aplicação da mistura.

Viscosidade: É uma medida da consistência ou fluidez da tinta líquida. Se a viscosidade é alta, a tinta é espessa. Se a viscosidade é baixa, a tinta é mais líquida ou fluída. A viscosidade varia com a temperatura, especialmente nos esmaltes e tintas com solvente. A mesma tinta no inverno é mais viscosa ou espessa do que no verão.

Volátil: Que sofre evaporação.

W

Wet on Wet: Significa "molhado sobre molhado". Uma técnica de pintura onde se aplica uma ou várias demãos de tinta antes que a anterior ou as anteriores sequem, procedendo-se então à secagem conjunta da película total. O processo requer tintas especialmente formuladas.

X

Z

 

Make a Free Website with Yola.